quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

População atende convocação de vereadores e promete lotar a Câmara nesta sexta (28), para tentar barrar a votação do novo Código Tributário



Redação: Caboronga Notícias

Depois de uma tentativa fracassada de votar o novo Código Tributário no final de 2017, o Poder Executivo Municipal, enviou novamente no final deste ano o mesmo projeto para ser votado pela Câmara de Vereadores no apagar das luzes.

O que mais intrigou a população foi a falta de debate entre o Governo Municipal, o Legislativo e a Comunidade que será a parte mais prejudicada, caso o Projeto seja aprovado da forma que está no texto.

Vereadores de oposição, Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL e outros seguimentos da Comunidade, estão convocando a população para ir a Câmara de Vereadores as 10h da manhã desta sexta-feira (28), para tentar mais uma vez barrar a votação do citado Projeto.

Em nota nas redes sociais, o vereador Caryl Oliveira (PD) disse o seguinte:

Prezado(a)s Senhore(a)s.
Peço-lhes que vão a Câmara Municipal no dia 28/12(vinte e oito), se não puderem ir mandem parentes, amigos, liguem para seu VEREADOR, exija que NÃO VOTE o Código Municipal de Tributos, projeto 344/ 2018, imposto pelo ALCAIDE, Marcelo Brandão, em 11 de DEZEMBRO de 2018.

O código não foi discutido com a SOCIEDADE ou mesmo ANALISADO, pelo que estou lendo, traz grandes mudanças e forte aumento de IMPOSTOS.

Ajudem os VEREADORES a Defender Você.

Para a aprovação do Projeto o prefeito municipal necessita da maioria simples que são oito votos. Essa maioria é composta da base aliada do governo municipal, já que sete são de oposição ao governo. A presença do público na Sessão Extraordinária, servirá para que cada um olhe nos olhos de cada vereador e veja quem realmente representa os interesses da população ou do chefe do Poder Executivo Municipal.

A convocação ganhou forma nas redes sociais e a expectativa será de casa cheia para acompanhar a votação. Além do vereador Caryl Oliveira, estão contrários a aprovação do novo Código Tributário, os vereadores; Jaildo do Bonfim, Deteval Brandão, Weima Fraga, Carlinhos Simas,Marcos de Dadá e Benedito do Leite.

Rick Ralley será uma das atrações da festa da virada em Ipirá

Foto: Divulgação
Felipe Fister/ O Pragmático

A realização da festa da virada de Ipirá era uma incógnita, e após boatos, comentários e dúvidas da população que aguardava ansiosamente uma sinalização da administração municipal sobre a festa, a Prefeitura de Ipirá anuncia nas redes sociais (veja aqui) que o cantor Rick Ralley será uma das atrações da Festa da virada.
Resta aguardar a grade completa do evento, que faltando quatro dias para ser realizado, não teve todas as suas atrações divulgadas.

Por que o Boeing 025 não decolou?


Agora, pertinho de finalizar dois mil e dezoito, temos um desenho mais nítido do que foi o choque de ordem dos Democratas 25. Dizem sempre que os dois primeiros anos é o casamento da política; passa projeto, reforma, aumento ou diminuição, promoções e até regalias.

A porta do Boeing 025 está se fechando, analisando bem friamente, temos um problema de ordem dos fatos, Marcelo gastou sua ficha em branco no choque de ordem, um marketing pesado, selfie, sorriso, capacetezinho. Aí veio formação de equipe : problema. Veio demissão de equipe: problema. Veio transição de equipe: problema. 

O maior do pepino sabemos: saúde, urbanização e educação. E aqui não tem a ver muito com quem faz a gerência ou está alocado, está no contexto da obra e da mente do comandante em chefe, na saúde listo grandes profissionais, na educação outros grandes,  só não cito de urbanismo porque não conheço muitos e não quero ser injusto. Os nomes são bons (nem todos, obviamente) mas é o comando que falha, marketing exacerbado, teve o aumento do chefe de gabinete que causou constrangimento, daí o choque de ordem virou piada de ordem, 2018 veio caindo a potência do motor; São João fraco; briga com setores sociais; mercado de artes às tralhas expostas; Casa dos Estudantes abandonada; reformas tapa buraco mal feitas e para piorar a Federal. Não sou Sherlock Holmes, me abstenho de qualquer comentário, mas cidade pequena imagem é ouro e o desgaste é crise profunda. 

Educação decaiu o gás que tinha, o piloto está se isolando.
Mas ele não cansa, não obstante tanta contradição, coloca uma pedra na asa do Boeing choque de ordem: quer aprovar código tributário na calada na noite (Como diz o ditado) mas o código tem incoerências que até entidades respeitadas  como a CDL pediu esclarecimentos. E aí? Vereadores de situação em saia justa: aprova o código e briga com a sociedade durante e depois (pois vai ter), ou briga com o prefeito que mais parece o cacique da tribo paiaiá. Que dilema companheiros...2018 foi intenso. Ah, sem esquecer que saiu praticamente peso morto das eleições presidenciais: deputados, governador, senadores e presidente, aqui apanharam mais que boxeador iniciante na mão de Mohamed Ali, então Marcelo, o que será que será em 2019: o Boeing 025 decola ou explode caindo de cabeça?

Leone C
Professor, Coordenador de Cultura, Maestro, estudante de sociologia política por prazer, ativista e tragicômico.

terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Ipirá: Em entrevista, secretário de Assistência Social destaca ações e fala sobre dificuldades à frente da pasta

Foto: Felipe Fister/O Pragmático


Felipe Fister/ O Pragmático

O secretário de Assistência Social de Ipirá, Osmar Souza, foi o entrevistado desta terça-feira (11) do programa Canal Aberto, da Rádio Ipirá AM. Na entrevista, o secretário fez um balaço da conferencia municipal dos direitos da criança e do adolescente e do casamento coletivo, ambos eventos realizados na semana passada.

Conferência municipal dos direitos da criança e do adolescente

Para Souza, a importância da realização da conferencia é muito grande. “A importância deste tipo de evento é muito grande. Nas conferencias que nós debatemos junto com a sociedade civil, com representantes das entidades temas, que nesse caso, foram temas relacionados aos direitos da criança e do adolescente do nosso município”.

O secretário também avaliou a participação da sociedade no evento, segundo ele, a adesão do poder público foi significativa, em contraponto, a participação da sociedade civil deixou a desejar. “A adesão por parte do poder público, por parte de entidades foi muito boa. A participação da sociedade civil, na minha opinião, deixou um pouquinho a desejar. Eu acho muito importante que nesses momentos a sociedade civil ela tem que estar presente”.

O secretário explicou que as propostas apresentadas na conferência municipal serão também apresentadas em conferencias territorial e consequentemente nacional. “Próximo passo é uma conferência que existe também a nível de Bacia do Jacuípe, que é o nosso território, e posteriormente ela é enviada para uma conferência nacional. A gente elegeu os nossos delegados que vão representar o município de Ipirá nessas próximas conferencias [...]”.

Casamento coletivo

Osmar também falou sobre o casamento coletivo, realizado no último sábado (8), onde 48 casais trocaram alianças. Segundo ele, o evento foi de extrema relevância para o município. “No último sábado nós realizamos o casamento coletivo, o casamento foi realizado através da Secretaria de Assistência Social com todo apoio da Prefeitura e a importância, na verdade, acho que quem acompanhou, quem viu as fotos, viu as publicações, viu os comentários, foi de extrema relevância para o nosso município. Nunca tinha existido aqui um casamento coletivo, a gente fez a primeira vez, foram 48 casais[...]”.
Acrescentando também que em 2019 acontecerá a segunda edição do casamento. “O que eu tenho a dizer é que a gente vai realizar no próximo ano a segunda fase do casamento coletivo, mas não tenho uma data prevista”

Dificuldades

Questionado sobre as dificuldades enfrentadas a frente da pasta da Assistência Social, Osmar citou a grande extensão territorial e problemas com arrecadação. “Uma das grandes dificuldades que a secretaria tem em relação ao município é em relação ao próprio território, Ipirá tem a zona rural muito grande e a gente como tem os equipamentos de acompanhamento familiar, que são os CRAS, para a gente fazer a cobertura total dessas famílias é muito complicado. Ipirá tem um território muito grande. Fora isso temos alguns problemas relacionados a própria arrecadação da fonte de recurso livre, que não é problema a nível de Ipirá, mas todas as Prefeituras. As arrecadações vêm caindo bastante, mas a gente tá lá para poder fazer o possível para nossa população”.

Ações

O secretário elencou também algumas ações desenvolvidas pela secretaria. “A gente está com um projeto, uma ação social, chamada CRAS, CREAS e APETI amigos da comunidade, onde a gente está levando todos os serviços da Secretaria de Assistência Social para os munícipes que vivem no interior do município, a gente já conseguiu contemplar quase vinte localidades e povoados, já fizemos mais de mil e setecentos atendimentos e também com a parceria do Cartório de Registros Civil a gente já conseguiu fazer a emissão de setecentas e cinquenta e duas certidões de nascimento”.

Ouça o Canal Aberto

Apresentado pelo radialista Felipe Fister, o programa Canal Aberto vai ao ar às 12h na Rádio Ipirá AM 1450KHz ou pelo site ipiraam.com ou pelo aplicativo, disponível para android.

Vereador critica problemas na saúde do município “Ipirá na área da Saúde, não tem nada. Está faltando tudo”.

Foto: Felipe Fister/O Pragmático


Felipe Fister/ O Pragmático

Um dos assuntos da sessão da Câmara de Ipirá nesta terça-feira (11) foi a área da saúde e a atuação da secretária Rosania Rabelo. Durante a fala do vereador Weima Fraga, o vereador Jaildo do Bonfim solicitou espaço para também tecer comentários sobre a problemática secretaria.

O vereador criticou a falta de autonomia da titular da pasta da Saúde. “Ela não pode comprar uma agulha, então ela não tem como fazer nada. Entendeu? Eu acredito, como eu sei que é uma pessoa competente, tenho conhecimento do currículo dela, logo-logo é mais uma que está indo embora de Ipirá, porque é centralizado, tudo que gere recursos é centralizado com o pessoal ali das finanças”.

Segundo o edil, a secretária não tem poder de compra. “Ela não pode comprar nada, se ela não tem condição de compra, se ela não pode gerir, ela tá engessada, sem poder desempenhar um bom papel e eu acredito que logo ela estará indo embora ...”

Jaildo encerrou suas palavras afirmando que na saúde de Ipirá está faltando tudo. “Ipirá na área da Saúde, nem só na Saúde, não tem nada. Está faltando tudo”.  

segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Jurandy Oliveira negocia ida para o Avante; partido seria 17° filiação do deputado

Foto: Reprodução / AL-BA


Por Lucas Arraz

De malas prontas para sair do PRP, o deputado estadual decano Jurandy Oliveira negocia ida para o Avante, do Pastor Sargento Isidório. A informação foi confirmada pelo próprio deputado federal eleito, que ainda revelou tratativas para trazer o também futuro parlamentar baiano Raimundo da Pesca (PRP) para a legenda.

“Estamos conversando. Já coloquei Raimundo para conversar com o presidente nacional do Avante e foi garantido a ele uma boa recepção no partido”, comentou Isidório. “Para Jurandy, tenho dito que no Avante ele chegará como coronel. Em partido grande, ele chega como soldado lascado prestando continência”, completou.

Jurandy atualmente negocia ida para o PP do vice-governador João Leão (PP) (lembre aqui), partido considerado grande no estado. Tanto o decano da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), como Raimundo da Pesca, estudam a saída do PRP após o partido não ultrapassar a cláusula de barreira. O impeditivo deixará a legenda sem fundo partidário a partir do próximo ano.

Caso confirme saída do PRP, Jurandy, que irá para o 10° mandato na Casa Legislativa no próximo ano, chegará também a marca de 17 filiações em partidos diferentes, de acordo levantamento feito pelo Correio. Resta saber se o destino do decano será de “soldado” ou de “coronel” no Avante.

J. Netto será atração principal do Natal sem Fome, em Ipirá


domingo, 2 de dezembro de 2018

Após anos de espera, comércio local reage com a campanha “sorte tem, quem compra em Ipirá”



Ascom/CDL 

Após anos sem a realização da tradicional campanha de final de Ano, o comércio local através da CDL-Ipirá lançou no último dia 20 de novembro a campanha “Sorte Tem, Quem Compra em Ipirá”

A campanha era uma solicitação não só dos lojistas mas como também dos clientes do comércio. Em um ano em que a crise afetou de forma enérgica a cidade de Ipirá, a CDL tinha como responsabilidade realizar essa campanha.

“Os Lojistas estão de Parabéns, são Vencedores! Num ano de crise, com assalto aos bancos, Copa do Mundo e Eleições, se organizar para realizar uma campanha com essas dimensões é muito complicado. Mas como disse, são guerreiros, Parabéns a Todos Lojistas que fizeram essa campanha ser realidade e a Todos Os Clientes do Comércio de Ipirá, Boa Sorte! “ disse o presidente da CDL Adson Soares.

A campanha desse ano possui estrutura inovadora. Acontecerá de 20 de novembro de 2018 a 20 de Janeiro de 2019.

Os prêmios juntos custam mais de 20 mil reais sendo 05 poupanças de 1.000 reais e 01 Moto Honda Bros 160 0 km.

São 71 lojas participantes e cada loja terá seu próprio critério de compra que dará direito ao cupom.

Exija sempre o seu Cupom!

Relação das Empresas Participantes :

.Supermercado Preço Baixo
.Casa são Francisco
.Lojão Moda 10
.Gusmac material de Construção
.Otica Diamante
.O Precinho Supermecado
.Farmácia Cerqueira
.Constrolux
.Colchões Ortobom
.Nova Opção Material de Construção
.Mercadinho Rodrigues
.Farmácia Santana
.Nova Casa Material de Construção
.Culturarte Móveis e Eletros
.Junior Motos
.Otica Princesa
.Valdeck Vidraçaria
.O Pisão Materiais para Acabamento
.Drogaria Popular
.Canário Embalagens
.Explosão Calçados
.Supermercado Avenida
.Supermercado Economia
.Artes Bolsas
.Otica Boa Visão
.Otica Cristal
.Oi Lindona Cosméticos
.Safira Jóias
.CL modas
.Otica Bella Vista
.Supermercado Tira Teima
.Platiny Calçados
.Motopel
.Casa dos Lençóis
.Bom Tom Confecções
.Heliam Magazine
.Sara Modas
.Juceli Confecções
.A Exclusiva
.Ferragens Alves
.Portal da Construção
.Mercadinho Nova Opção
.Rê Modas
.Bella Chick
.Safira Shop
.Klare Modas
.Mercadinho Deus Proverá
.Atrativa Móveis
.Dr. Eridson Clínica Odontológica
.Distribuidora de Colchas Valmitex
.Jads Motos
.Casa da Construção
.Mil Cores Papelaria
.Madeireira Carneiro
.Fermac Materiais para Construção
.Hinode - Equipe Valdir
.Hinode - Equipe Nelson Motoboy
.Plasma Laboratório
.Belíssima Boutique
.Baby Kids
.CL Utilidades
.Auto Posto São João
.Posto Augustus
.Econis Calçados
.Leal Móveis
.Delicatessen Didudy
.Construlaje Materiais para Construção
.Moto Peças Bomfim
.Drogaria Sampaio
.Lailton Mendes Outdoor
.Eu e Beth Confecções
.Comercial Soares Gomes - Brasilgás
.Escola  Cordeirinho de Jesus
.Speed Net
.Chic Boutique
.Tudo é 10
.Atual Modas
.Super Móveis
.Padaria Soares
.Shallon Variedades
.Coubali
.Planet Bolsas

Marcha para Jesus reúne atrações musicais e milhares de pessoas em Ipirá



O Pragmático

Com o tema "Proclamando a paz e anunciando as boas novas de salvação", a Marcha para Jesus 2018, reuniu milhares de pessoas neste sábado (01). O evento contou com trio elétrico e atrações musicais no centro de Ipirá.


A marcha saiu da Avenida Anísio Dutra (Orla) por volta das 15h, seguiu percurso até a Avenida César Cabral. Pelo trio passaram atrações como a dupla Alisson e Neide, a banda Cálice Sagrado, a dupla Joilda e Ernandes e o cantor J. Netto. A chuva forte não foi empecilho para o público presente.


Ipirá: enquete mostra preferência por candidatos da oposição; Nina Gomes tem favoritismo



O Pragmático

O que já é visto e comentado nas ruas foi confirmado por enquete lançada pelo site O Pragmático, que aponta preferência dos votantes por candidatos do grupo de oposição. A enquete ilustra também o desgaste do chefe do Executivo municipal e seu grupo.  

A enquete, que não tem valor científico e não pode ser considerada pesquisa eleitoral aponta favoritismo da filantropa e esposa do deputado Jurandy Oliveira, Nina Gomes com 42,4%. Nina afirmou que não descarta disputar a Prefeitura (relembre). O top três é completo pelo empresário Dudy (20%) e o ex-prefeito Aníbal Ramos (15,5%)
Em quarto lugar e com o melhor percentual dos agentes políticos do grupo de situação está o vereador Divanilson Mascarenhas, com 6,4%, seguido pelo polêmico Laelson Neves 3,9%, à frente até do prefeito Marcelo Brandão, com 3,0%, empatado com o ex-prefeito Diomário Sá, grande nome do grupo de oposição.
Zé Ricardo 2,7%, Joan Batista 1,2%, Antônio Collonezi 1,2%, e o vereador Suíta, com 0,6% em último lugar. 330 pessoas votaram na enquete.

Mesmo faltando cerca de dois anos para as eleições municipais, as especulações sobre composições de chapas e o cenário até lá já começam a dominar as rodas de conversa e os bastidores da política ipiraense. 2020 será reflexo desta simples enquete? Só o tempo dirá.  

Ampliação do sistema de abastecimento de água e asfaltamento para Ipirá são anunciados pelo deputado Jurandy Oliveira

Foto: Felipe Fister/O Pragmático Redação: Felipe Fister/ O Pragmático O deputado estadual Jurandy Oliveira (PP) anunciou na man...